quarta-feira, 14 de março de 2012
Foi por você!
“Os demônios não são os que O crucificaram, mas tu, que juntamente com eles, O crucificaste e continuamente crucificas quando te comprazes nos vícios e no pecado.” São Francisco de Assis
Forte né? Sim forte! São Francisco de Assis nos faz perceber que não é brincadeira, que não foi brincadeira, e que ainda hoje continuamos a crucificar o Senhor, e que ainda hoje Ele atualiza esse santo sacrifício e nós continuamos a ser redimidos por Ele. É preciso entender a cruz para entendermos o que é ser cristãos.
“Só quem seriamente ponderou quão pesada é a cruz pode conceber quão pesado é o pecado”.Santo Anselmo de Cantuária
Vamos meditar um pouco hoje o que foi a oração de Jesus e sua agonia no jardim de Getsêmani, que é um lugar situado no vale do Cedron, ao pé do monte das Oliveiras, Jesus costumava ir à esse lugar para orar.
Dá pra imaginar o Mestre totalmente fraco, esgotado a ponto de seus amigos quererem consolá-lo, mas toda tentativa ser vã e assim até mesmo estes homens escolhidos duvidarem deste Homem por vê-lo tão fraco. Dá pra imaginar um Deus que quis a tal ponto se igualar a nós?
O Senhor estava triste até a morte! (Mt 26,38). Como pode ser um Deus tão grande sentir isso? Como pode um Deus ser atormentado por visões horríveis. O Senhor foi atormentado com as imagens de todos os pecados do mundo desde o primeiro até o último, o Senhor se sacrificando não usou de sua divindade para renunciar as tentações, pelo contrário neste momento experimentou em tudo a humanidade e sofreu todas aquelas angústias para nossa salvação, a única coisa que Ele tinha era o seu amor infinito por nós.
O Senhor foi tentado, acusado, acusado sim de forma enganadora pelo inimigo, acusado de ser a causa da morte de muitos, motivo de escândalo, o inimigo ignorou que Jesus era o Filho de Deus e em tudo tentou o enganar, pôs em dúvida tudo que Ele tinha feito de bom, todo o sofrimento de Jesus no Getsêmani já bastaria para o dilacerar, já neste momento o Senhor era semelhante a um verme, o Senhor tremia diante da morte, medo, angústia, dor.
O horror e a dor que tomaram Jesus o fizeram suar sangue (Lc 22, 44), a Hematidrose, situação que Jesus se encontrava ao orar é justamente provocada por um esgotamento físico associado com uma situação de medo, angústia, as contrações musculares provocadas fazem com que as veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas sejam rompidas, então sangue e suor se misturam e escorrem pelo corpo, essa disfunção gera em todo o corpo uma fragilidade com dores muito fortes, visto que o Senhor tinha microscópicas hemorragias por todo o corpo.
Dá pra entender que isso foi só o começo, só as primeiras horas de um sofrimento que esmagou nosso Deus e que só isso provavelmente bastaria pra me matar, pra te matar, somente com esse sofrimento provavelmente o mais forte dos homens já sucumbiria.
O que quero hoje é nos levar a enxergar o sofrimento de nosso Deus, não para nos condenar, mas para que possamos hoje amá-lo! Amá-lo por aqueles que não o amam, adorar por aqueles que não adoram, esperar por aqueles que não esperam, crer por aqueles que não crêem, o Senhor não fez tudo isso para nos cobrar… mas por amor, só por amor.
Tudo que o Senhor fez já pagou todos os nossos pecados, todos sem exceção, então não nos pertence mais o pecado, Ele nos amou, Ele nos ama e sempre amará!
“Quando olhamos para a cruz, compreendemos a grandeza do Seu amor. Quando olhamos para a manjedoura, compreendemos a ternura do Seu amor por ti e por mim, pela tua família e por cada família.” Beata Madre Teresa
Bjos fcD!
Vini Oliveira
Vini Oliveira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Se não estiver cadastrado no blog, por favor, se identifique!!!! Deus te abençoe!